Divertida Mente 2

| 22 junho 2024 |


Eu sempre amo ver o quanto os filmes Disney/Pixar conseguem realmente abranger todos os públicos. Enquanto as crianças ficam encantadas com a forma de personagens engraçadinhos como as emoções são retratadas, além de cenas divertidas e de aventura, os adultos podem ir muito além, percebendo como certas emoções podem nos afetar de forma até cruel, e como devemos superar os obstáculos e encarar a vida. 

Na continuação de Divertida Mente, reencontramos Riley e suas emoções originais, porém, agora a protagonista está na puberdade, e não pode ser definida apenas por Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo e Medo. 

Ao saber que ficará sem as amigas no próximo ano da escola e tentando entrar para o time dos seus sonhos, a adolescente traz à tona também o Tédio, Inveja, Vergonha e a principal vilã desse filme (como também é na vida real de muitas pessoas), a Ansiedade. 

Claro que nós esperamos que todas essas emoções trabalhem em harmonia, mas nesse caso não teríamos um filme, certo? 

Enquanto a Alegria tenta livrar Riley de qualquer lembrança ruim, Ansiedade chega para prever tudo o que pode acontecer de ruim na vida da menina, e acaba expulsando suas emoções originais, para que absolutamente nada desse errado. 

Mas como alguém pode viver sem Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo ou Medo? 

A batalha de Alegria e seus companheiros é para voltar para a sala de controle e reestabelecer a real personalidade de Riley. Enquanto isso, a menina sofre em meio aos ataques incessantes da Ansiedade que, em sua tentativa de ajudá-la, de prevenir que algo de ruim acontecesse, só faz com que ela se afaste cada vez mais de quem realmente é. 

Esse filme tem tantas mensagens tão incríveis e importantes. Enquanto a Alegria aprendeu no primeiro filme que a Tristeza é fundamental para que Riley crescesse, agora ela iria aprender que as coisas ruins que já aconteceram são tão fundamentais para criar o caráter de alguém quanto as felizes. 

Essa não é apenas uma animação, é uma aula sobre a mente humana, sobre emoções, sobre o quanto a ansiedade pode afetar a vida de alguém e o quanto o apoio é importante nos momentos difíceis. 

“Divertida Mente 2” conseguiu sim superar o primeiro, porque trouxe ainda mais emoções para alguém que está crescendo e, consequentemente fez com que todos nós crescêssemos com ela. Eu espero muito que esse filme tenha uma continuação... mal posso esperar para onde a mente da Riley irá nos levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário